terça-feira, 21 de junho de 2016

O PEQUENO PASTOR - CONTOS DE GRIMM

    Era uma vez um pastorzinho que se tornou famoso pelas respostas que sabia dar a todas as perguntas. Sua fama chegou aos ouvidos do rei. Não acreditando no que lhe contavam do pastorzinho, ele mandou chamá-lo à sua presença e disse-lhe:
    - Se fores capaz de responder a três perguntas minhas, viverás no meu palácio, tratado como se fosse meu próprio filho.
   - Quais são elas, senhor rei?
   - A primeira: Quantas gotas de água há no mar?
    E o pastorzinho lhe respondeu:
   - Senhor rei, mande primeiro fazer parar todos os rios da terra. Assim não entrará no mar uma só gota de água que eu não haja contado antes. Eu lhe direi, então, quantas gotas de água há no oceano.
    - Agora a segunda pergunta, - prosseguiu o rei. Quantas estrelas há no céu?
    - Deem-me um pedaço  grande de papel em branco, - pediu o menino. E depois traçou nele, com uma pena, tantos pontinhos e tão juntos que mal se distinguiam uns dos outros. Era impossível contá-los, pois quem parasse a olhá-los ficava a vista embaralhada.
    O menino continuou: - Há no céu tantas estrelas quantos pontinhos neste papel. Depois de contar pontinho por pontinho, todos ficarão sabendo o número de estrelas.
   Ninguém foi capaz de tal coisa e o rei fez então a terceira pergunta:
   - Quantos segundos tem a eternidade?
    - Na Pomerânia - respondeu o pastorzinho - há uma montanha de diamante de uma légua de altura e outra légua de largura. De cem em cem anos, um passarinho voa até la para afiar nela seu bico. Quando ele houver desgastado assim toda a montanha, aí então terá transcorrido o primeiro segundo da eternidade.
    Diante disto, o rei exclamou:
   - Respondeste às três perguntas como um sábio. De agora em diante viverás em meu palácio e te considerarei como filho.
FIM

4 comentários: