domingo, 18 de outubro de 2015

OS MENINOS DE OURO- CONTOS DE GRIMM

Havia, certa vez, um homem e uma mulher muito pobres, que nada possuíam além de uma choupana e apenas se alimentavam com o que ele pescava. Um dia, ao tirar a rede da água, o pescador encontrou um peixe todo de ouro. Enquanto o olhava, o peixe, para maior surpresa sua, começou a falar:
    - Escuta, pescador! Se me devolveres à água, transformarei tua choupana num palácio maravilhoso.
    - Que  me adianta um palácio- respondeu-lhe o homem- se nada tenho para comer?
    E o peixe tornou a falar:
    - Tratarei disso, também. No palácio haverá um armário e, sempre que o abrires, estará cheio de pratos com manjares deliciosos, tantos quantos desejares.
     - Se assim for - disse o  homem- poderei atender teu pedido.
     - Bem - continuou o peixe- mas há uma condição. A ninguém neste mundo, seja quem for, poderás  contar de onde veio a fortuna. Se disseres uma só palavra, tudo  desaparecerá.
     O homem atirou o peixe maravilhoso na água e voltou para casa. E ei que, onde antes se erguia sua choupana, haviam agora, um grande  palácio. O pescador arregalou os olhos de espanto, e, ao entrar, viu sua mulher toda enfeitada, com vestido novo, sentada num salão magnífico! Ela indagou, radiante:
    - Como aconteceu isso, marido? Confesso que tudo me agrada muitíssimo.
    - Sim - respondeu-lhe o homem - e a mim também; mas estou com fome. Dá-me algo para comer.
   - Nada tenho - afirmou ela- e nada consigo encontrar na nova casa.
      - Que isso não seja empecilho! - exclamou o homem. - Vejo ali um armário grande . Abre-o.
      Ela abriu o móvel e apareceram bolo, carne, frutas e vinho; tudo tão apetitoso que era um gosto ver.
    - Coração, que mais podes desejar? - exclamou, alegremente, a mulher.
     Sentaram-se e comeram e beberam à vontade. depois de satisfeitos, ela indagou:
    - Mas de onde vem toda essa fartura, marido?
     - Não me perguntes- respondeu ele. -Não posso dizer-te. Se eu te disser, nós perderemos tudo.
    - Bem - concordou a mulher. - Se não devo saber, não insisto.
    Mas só dizia isso da boca para fora; daí por diante tanto insistiu e incomodou o marido que este, perdendo a paciência, acabou revelando que tudo aquilo lhes vinha de um peixe de ouro, prodigioso, que ele tinha pescado e ao qual devolvera a liberdade.
    Mal terminou de pronunciar as últimas palavras, o belo palácio, com seu armário e tudo o mais, desapareceu e os dois se viram, novamente, na velha choupana de pescadores.
    O homem não teve outro remédio senão prosseguir na sua profissão, a pesca. mas a sorte não o abandonava e ele tornou a apanhar o peixe de ouro.
   - Escuta! - disse este. - Se me jogares outra vez à água, eu te devolvo o palácio com o armário cheio de assados e cozidos; mas deves ficar firme e não revelar de que modo isso aconteceu; caso contrário, perderás tudo.
   - Terei toda a cautela - prometeu o pescador e jogou o peixe à água.
     Quando chegou em casa, encontrou tudo, de novo, em grande esplendor, e sua  mulher encantada com a sorte. Mas a curiosidade não a deixava sossegada e, passados alguns dias, já estava ela indagando, outra vez, como acontecera aquilo e a quem deviam aquela felicidade. Por algum tempo o homem manteve firme, mas, por fim, exasperado com a insistência da mulher, não se conteve e revelou o segredo.
       No mesmo instante o palácio , desapareceu e ambos se viram, novamente, dentro da velha choupana.
     - Estas vendo?! - gritou o homem.- Agora tornaremos a passar fome!
     - Ora exclamou a mulher. - Prefiro não ter riquezas se não posso saber de onde vem elas!
     O homem voltou à pesca e, passado algum tempo- o destino assim havia disposto- apanhou o peixe de ouro pela terceira vez.
     - Escuta aqui! - falou o peixe.- Vejo que hei de cair sempre em tuas mãos. Leva-me para tua casa e corta-me em seis pedaços. Dois deles darás à tua esposa para comer; outros dois a teu cavalo e os restantes dois, enterrarás no quintal. de todos eles hás de conseguir coisas que nem imaginas!
     O homem levou o peixe para casa e fez como lhe havia ordenado. pouco depois aconteceu que, dos dois pedaços plantados no quintal, brotaram dois lírios de ouro; a égua teve dois potrilhos de ouro e a mulher deu à luz dois menino, também de ouro.
    As crianças cresceram, tornando-se uns belos rapazes e, como eles os lírios e potros também se desenvolveram. Certo dia os dois jovens disseram:
      - Pai, vamos montar nossos cavalos de ouro e sair a correr mundo.
     O pescador ficou muito triste e lhes respondeu:
    - Que será de mim se forem embora e eu ficar sem notícias de vocês?
      - Os dois lírios de ouro ficarão aqui- disseram os rapazes. - Por meio deles saberás como passamos; enquanto estiverem viçosos, estaremos gozando de boa saúde; se murcharem. é que estamos doentes e, se caírem do galho , é sinal de que morremos.
     Puseram-se a caminho e chegaram a uma hospedaria cheia de gente. Quando viram os jovens de ouro, começaram a rir e divertir-se à custa deles. Um dos irmãos, ao ouvir  as pilhérias, envergonhou-se e, desistindo de correr mundo, voltou à casa paterna. O outro, porém, seguiu adiante e chegou a uma floresta imensa. Dispunha-se a passar por ela, quando as pessoas do lugar lhe avisaram:
     - Não te aventures a travessar essa floresta. Está cheia de bandidos que te atacarão e, se virem que és de ouro e teu cavalo também, na certa liquidarão contigo.
     O rapaz, no entanto, não se deixou amedontrar e disse:
     - Preciso passar pela floresta e passarei.
     Adquiriu umas peles de urso, com as quais se cobriu e à sua montaria, de modo que nada se enxergasse. Assim disfarçado, entrou, confiante, na floresta. Tendo cavalgado por algum tempo, ouviu um rumor nos arbustos e murmúrio de vozes. Alguém disse:
    - Aí vem um homem!
    Outro respondeu:
    - Deixa que passe. É um caçador de ursos, pobre e tão pelado como rato de igreja. Que poderíamos tirar dele,
      E assim o moço de ouro atravessou o bosque são e salvo.
      Certo dia chegou a uma aldeia, onde avistou uma jovem, tão bela que achou não ser possível haver outra mais linda no mundo inteiro. E como se sentisse grandemente atraído por ela, dirigiu-se a seu encontro e lhe falou:
    - Amo-te de todo coração. Queres ser minha esposa?
      A moça, que também gostou dele, respondeu aceitando seu pedido.
     - Sim, quero  ser tua esposa e te serei fiel a vida toda.
      Ao se casarem, quando estavam em plena festa, chegou o pai da noiva que, ao ver sua filha casando, indagou:
    - Onde está o noivo?
     Mostraram-lhe o jovem de ouro que continuava coberto de peles de urso. O homem ficou furioso e exclamou:
    - Não permitireis que minha filha case com um caçador de ursos!
    E, investindo contra o rapaz, quis matá-lo. Sua filha, porém, se desfez em súplicas:
    - Ele é meu marido e eu o quero de todo coração.
    Finalmente conseguiu apaziguar o pai. Mas este não pode esquecer sua preocupação e, na manhã seguinte, levantou-se de madrugada, disposto a saber se o genro era, de fato, um mendigo. Entrou no quarto e viu, então, um jovem belíssimo, todo de ouro, deitado na cama e as peles de urso espalhadas pelo chão. Enquanto se retirava pensou: " Que sorte ter reprimido minha cólera; teria cometido uma grande injustiça."
    Enquanto isso, o jovem sonhou que andava caçando um cervo magnífico e, ao acordar, disse à sua esposa:
       - Vou caçar na floresta.
     Apreensiva, ela lhe implorou que ficasse a seu lado.
     - Facilmente poderá acontecer-te uma desgraça! - disse.
      Ele, porém, insistiu:
     - Devo ir e irei.
      Encaminhou-se para floresta e, pouco depois , descobriu, a certa distância, um cervo belíssimo, igual ao que vira em sonho. Fez pontaria para disparar a arma, mas o animal escapou. Lançou-se em sua perseguição, saltando valos e atravessando moitas, sem jamais cansar. Ao anoitecer, porém, o cervo desapareceu. Olhando em redor, o jovem avistou à sua frente uma casa pequenina onde vivia uma feiticeira. Bateu à porta e a velha aparaceu, perguntando:
     - Que procuras a esta hora da noite, em meio desta floresta imensa?
       - Não viste um cervo? - indagou ele.
      - Sim - retrucou a velha - conheço bem o cervo.
      Enquanto ela falava, um cãozinho, que também saíra da casa se pôs a ladrar, furiosamente, para o forasteiro.
     - Cala-te, maldito cachorro- gritou o rapaz- se não queres que eu te dê um tiro.
    Aí a velha gritou:
   - Como? Pretendes matar meu cãozinho? - e, no mesmo instante, o transformou em pedra.
      Em casa, sua esposa ficou esperando por ele em vão.
     " Na certa - pensou ela- aconteceu o que eu receava e o que tanto vinha me pesando no coração!"
     Quanto ao outro irmão, que ficara na casa do pai, e sempre observava os lírios de ouro, viu quando , de repente , um deles murchou.
    - Meu Deus! - exclamou.- Aconteceu uma desgraça a meu irmão. Devo sair para ver se posso salvá-lo.
    - Não vás- pediu-lhe o pai.- Que serás de mim se perco a ti também?
    Mas o jovem lhe retrucou:
    - É preciso que eu vá, e irei.
     Montou seu cavalo de ouro, pôs-se a caminho e chegou ao bosque onde estava  seu irmão, transformado em pedra. A feiticeira saiu da casa e o chamou, com a intenção de encantá-lo também. Mas  o rapaz gritou de longe:
    - Se não devolves a vida a meu irmão, eu te mato a tiros, velha bruxa.
     Embora a contragosto,a  velha tocou a pedra com os dedos e logo o rapaz recuperou a forma humana. Os dois jovens sentiram uma grande alegria ao se reverem e depois de se terem abraçado, saíram juntos do bosque. Um deles dirigiu-se à casa de sua esposa e o outro à de seu pai. Ao vê-lo chegar, o velho exclamou:
    - Já sabia que havias salvo teu irmão, pois o lírio de ouro tornou a erguer-se e continuou com vida.
    E, desse momento em diante, todos viveram contentes e felizes até ao fim de seus dias.
FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário