terça-feira, 22 de setembro de 2015

O LOBO E HOMEM - CONTOS DE GRIMM

Certo dia, a raposa, conversando com o lobo, falou-lhe a respeito da força do homem: nenhum animal lhe resistia e era preciso usar de astúcia para defender-se dele. O lobo, que ainda não tinha visto um homem, disse, então, à sua amiga:
    - Se ao menos eu tivesse ocasião de encontrar um homem, imediatamente o atacaria.
    - Posso  ajudar-te nisso - falou a raposa .- Procura-me amanhã bem cedo, que te mostrarei um.
    O lobo apresentou-se na hora combinada e a raposa  o levou até um caminho por onde passava diariamente o caçador. Primeiro passou um soldado velho , reformado.
   - É este um homem? - indagou o lobo.
    - Não- respondeu a raposa.- Este já foi um.
    Logo depois um menino ia passando para  a escola.
    - É este um homem?  
    - Não; este, um dia , será um.
     Afinal apareceu o caçador com sua espingarda de cano duplo às costas e a faca de mato à cintura.
    Disse a raposa ao lobo:
     - Olha, ali vem vindo um homem. Aquele é que tu deves atacar. Quanto a mim, vou esconder-me na minha toca.
     E o lobo precipitou-se contra o homem. O caçador, ao vê-lo, pensou:
    - Pena que não tenha balas na espingarda!
    Apontou e disparou uma carga de chumbo na cara do lobo. Este fez uma porção de caretas mas não se deixou amedrontar e prosseguiu avançando. O caçador, então, disparou a segunda carga. O lobo, reprimindo a dor, arremessou-se sobre o homem. Aí o caçador, desembainhando sua faca reluzente, lhe aplicou tais golpes  à direita e esquerda que o deixou sangrando por todos os lados. Uivando de dor, a fera voltou correndo para junto da raposa.
    E daí, irmão lobo- disse a raposa- que tal te foste com o homem?
   - Oh! - exclamou o outro -  eu nem imaginava a força do homem. Primeiro tirou um pau de cima do ombro, assoprou nele e algo me voou na cara, fazendo cócega horrível; depois soprou de novo no tal pau, e foi como se eu recebesse uma descarga de raios e granizos no focinho e, quando cheguei bem perto dele, tirou uma costela brilhante do corpo e começou a dar em mim com tanta força que por pouco não fiquei morto ao chão.
    - Vês -disse a raposa- como és pretensioso? Atiras a pedra tão longe que depois não és capaz de ir buscá-la.
 FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário