terça-feira, 29 de setembro de 2015

A RAPOSA E O GATO - CONTOS DE GRIMM

   Aconteceu que um dia o gato encontrou no bosque  dona raposa e pensou: "ela é esperta, cheia de experiência e respeitada por todo mundo." Diante disso, dirigiu-lhe a palavra com toda a amabilidade e deferência:
   - Bom dia, dona raposa. Como vão as coisas? Como tem passado nesses tempos difíceis?
    A raposa, cheia de si , olhou o gato dos pés à cabeça e, durante muito tempo, ficou pensando se valia a pena responder-lhe. Finalmente disse:
      - Oh, seu miserável bigodudo! Seu idiota malhado! Papa-rato louco de fome! Que estas pensando? Como te atreves a perguntar se passo bem ou mal? Que foi que tu aprendeste? Quantas artes conheces?
    - Só conheço uma única-respondeu o gato modestamente.
     - E que arte é? -indagou a raposa.
      - Quando os cães me perseguem , consigo trepar numa árvore e me salvar.
      - Só isso? -disse a raposa. - Pois eu conheço centenas de artes e, fora isso, possui um saco cheio de manhas. Tenho pena de ti. Vem, que te ensinarei como escapar dos cães.
     Nisto, veio vindo um caçador com quatro cachorros. O gato saltou depressa numa árvore, indo sentar-se na copa, onde os galhos e folhas o ocultavam.
     - Abra o saco, dona raposa! - Abra o saco! - gritou ele. Mas os cães já a tinham apanhado.
    - Ah, dona raposa! - exclamou o gato. - Com toda as suas artes  e manhas , a senhora não conseguiu escapar. Se tivesse apenas aprendido a subir numa árvore, como eu, teria salvo a vida.
FIM

Um comentário: