terça-feira, 7 de maio de 2019

Artur Azevedo - Plebiscito - Artur Azevedo - Obras-Prima do Conto Brasileiro.

A cena passo-se em 1890.
   A família está toda reunida na sala de jantar. O Senhor Rodrigues palita os dentes, repimpando numa cadeira de balanço. Acabou de comer como um abade: Dona Bernardina, sua esposa, está muio entretida a limpar a gaiola de um canário belga. Os pequenos são dois, um menino e uma menina. Ela distraí-se a olhar para o canário. Ele, encostado à mesa, os pés cruzados, lê com muita atenção uma das nossa folhas diárias.
   De repente, o menino levanta a cabeça e pergunta:
   - Papai, que é Plebiscito!
   O senhor Rodrigues fecha os olhos imediatamente para fingir que dorme.
   O pequeno insiste:
  - Papai?
   Pausa.
  - Papai?
  Dona Bernardina intervém:
  - Ó seu Rodrigues, Manduca está lhe chamando. Não durma depois do jantar que lhe faz mal.
  O senhor rodrigues não tem remédio senão abrir os olhos.
   - Que é? que desejam vocês?
   - Eu queria que papai me dissesse o que é plebiscito.
  - Ora, essa, rapaz! Então tu vais fazer doze anos e não sabes ainda o que é plebiscito!
    - Se soubesse não perguntava.
  O  Senhor Rodrigues volta-se para Dona Bernardina, que continua muito ocupada com a gaiola.
   - Ó senhora, o pequeno não sabe o que é plebiscito!
   - Não admira que ele não saiba, porque eu também não sei.
   - Que me diz?! pois a Senhora não sabe o que é plebiscito?
    -Nem eu nem você; aqui em casa ninguém sabe o que é plebiscito.
   - Ninguém, alto lá! Eu creio que tenho dado prova de não ser nenhum ignorante.
   - A sua cara não me engana. Você o que é, é muito prosa. Vamos: se sabe diga o que é plebiscito! Então?  a gente está esperando! Diga!...
   - A Senhora o que quer é enfezar-me?
   - Mas, homem de Deus, para que você não há de confessar que não sabe? Não é nenhuma vergonha ignorar qualquer palavra. Já outro dia foi a mesma coisa, quando Manduca lhe perguntou o que era proletário. Você falou, falou, falou,  o menino ficou sem saber!
   - Proletário...- acudiu o Senhor Rodrigues - é o cidadão que vive do seu trabalho mal remunerado...
   - Sim, agora sabe porque foi ao dicionário. Mas dou-lhe um doce se me disser o que é plebiscito, sem se arredar desta cadeira.
   - Que gostinho tem a senhora em tornar-me ridículo na presença destas crianças!
   - Oh! ridículo é você mesmo que se faz. Seria tão simples dizer: "Não sei, Manduca, não sei o que é plebiscito; vai buscar o dicionário, meu filho".
   O Senhor Rodrigues ergue-se de um ímpeto e brada:
   - Mas se eu sei...
   - Pois, se sabe diga!
   - Não digo para não me humilhar diante de meu filhos! Não dou o braço a torcer! Quero conservar a força moral que devo ter nesta casa! vá para p diabo!
   E o Senhor Rodrigues, exasperadíssimo, nervoso, deixa a sala de jantar e vai para o seu quarto, batendo violentamente a porta. No quarto havia o que ele mais precisava na ocasião: algumas gotas de água de flor de laranja e um dicionário...
                                                                ***

  A menina toma a palavra:
  - Coitado de papai! Zangou-se logo depois do jantar! Dizem que é tão perigoso!
    - Não tosse tolo, observa Dona Bernardina, e confessasse francamente que não sabe o que é plebiscito.
    - Pois sim, acode Manduca, muito pesaroso por ter sido o causador involuntário de toda aquela discussão:
   - Sim! sim! façam as pazes! diz a menina num tom amigo e suplicante. Que tolice! duas pessoas que se estimam tanto zangarem-se por causa do plebiscito.
   Dona Bernardina dá um beijo na filha e vai bater à porta do quarto.

- Seu Rodrigues, venha sentar-se, não vale a pena zangar-se por tão pouco.
   O negociante esperava a deixa. A porta abre-se imediatamente. Ele entra, atravessa a casa e vai sentar-se na cadeira de balanço.
   - É boa! brada o Senhor Rodrigues, depois de largo silêncio; é muito boa! Eu ignorar a significação da palavra plebiscito! Eu!
   A mulher e os filhos aproximam-se dele. O homem continua num tom profundamente dogmático:
   - Plebiscito...
  E olha para todos os lados a ver se há por ali mais alguém que possa aproveitar a lição.
   - Plebiscito é uma lei romana, percebem? E querem introduzi-la no Brasil! è mais um estrangeirismo.

     FIM


Plebiscito -Plebiscito é um voto ou decreto passado em comício, originariamente obrigatório apenas para os plebeus. Hoje em dia, o plebiscito é convocado antes da criação da norma, e são os cidadãos, por meio do voto, que vão aprovar ou não a questão que lhes for submetida. Wikipédia

E o Senhor Rodrigues viu certo no dicionário: na Roma antiga, decreto aprovado em comício popular, orign. obrigatório apenas para os plebeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário